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Fatores que devem ser considerados na composição de preços de venda e diferenciais em relação à concorrência.
O preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, as despesas variáveis (como impostos e comissões), as despesas fixas proporcionais (como aluguel, água, luz, telefone, salários e pró-labore), além de permitir a o
btenção de um lucro líquido adequado.Além do aspecto financeiro, a definição do preço de venda deve levar em conta o aspecto mercadológico. O preço deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e de qualidade. Também devem ser considerados o nível de conhecimento de marca, o tempo de mercado, o volume de vendas já conquistado e a agressividade da concorrência. (…)
Como os clientes encaram a questão do preço…
Muitos empresários acreditam que o preço é o que o cliente considera mais importante na hora da compra. O preço tem, de fato, grande importância, sobretudo quando a concorrência vende produtos similares. Todavia, uma pesquisa sobre perda de clientes realizada em um grande número de lojas revelou que:
- 40% dos consumidores deixam de comprar devido a serviços ruins;
- 25%, porque não vêem nenhuma diferença na loja em que costumam comprar;
- 8,3%, porque os produtos não são encontrados ou não atendem às suas necessidades;
- 8,3% não compram por causa do preço.
Recomendações para a formação do preço de venda…
- Ao definir o preço de venda, devem ser levadas em conta as particularidades do segmento de atuação;
- É preciso ter um bom planejamento, com metas claras de lucratividade e dimensionamento de capacidade de vendas;
- Não vale a pena entrar no jogo dos concorrentes predatórios, que não conseguem se diferenciar e derrubam os preços. É melhor investir em diferenciais;
- Os estoques podem ser minimizados aumentando a linha de produtos;
- O giro deve ser maximizado. Deve ser dada preferência aos itens que complementem a atual linha trabalhada, aumentando assim as vendas e o giro dos produtos;
- Vale investir em comunicação. Os clientes devem ser informados sobre os novos itens vendidos, que devem ser expostos de forma mais atraente, facilitando a aceitação dos consumidores.
- A linha de produtos deve ser mantida. A interrupção resulta em perda de credibilidade junto aos consumidores;
- A falta de produtos tem de ser evitada. Se necessário, eles devem ser substituídos por similares.