Possuir uma loja virtual de sucesso, com um grande volume de acessos, requer investimento em boas práticas de e-mail marketing.
Recentemente, participei do E-Commerce Brasil de Search & Vendas como palestrante convidado e, no intervalo, muita gente questionou: quanto posso lucrar com o e-mail marketing? E qual a taxa média de abertura de e-mails?
Apesar de serem pontos relevantes, logo adiantei que não era tão simples assim fornecer esses dados. Isso porque o retorno final será algo bastante específico, dependendo da identidade da marca, histórico de atuação no mercado, linha de negócios, ou seja, cada caso é um caso.
A despeito de tudo isto, expliquei que possuir uma loja virtual de sucesso, com um grande volume de acessos, requer investimento em boas práticas de e-mail marketing. Sobretudo porque esta ferramenta funciona como um cartão de visitas.
Imagine seu negócio como uma loja física em um shopping, onde existirão uma série de vitrines chamando a atenção dos visitantes. Alguns estarão com pressa, outros com maior propensão a comprar e outros ainda em busca de produtos específicos, embalados por datas especiais como o dia das mães, das crianças ou a páscoa. Assim, para se destacar e provocar no cliente a vontade de entrar em sua loja você precisa fazer algo diferente dos outros, chamando a atenção de seu público.
Da mesma, quanto mais bem construído o seu e-mail marketing, com base na atração e adequação das necessidades, mais amplo será o contingente que entrará em seu e-commerce.
Já temos meio caminho andado se contarmos com uma estratégia eficiente em e-mail marketing. Uma pesquisa divulgada Monetate no início deste ano concluiu que quando falamos de sites com foco em compras online, o e-mail marketing é o segundo maior motivador de acessos, perdendo apenas para a busca orgânica.
Os resultados são ainda mais animadores quando falamos de conversão, ou seja, o e-mail marketing é o canal que apresenta o melhor retorno. Seus resultados chegam a ser até 38% superiores obtidos nos buscadores e 9 vezes maior do que o impacto gerado pelas redes sociais.
Não estou dizendo que as redes sociais, anúncios em links patrocinados, técnicas de SEO (Search Engine Optimization), web annalytics, entre tantas outras ferramentas de otimização das páginas e anúncios em mecanismos de busca devem ser deixados de lado, de jeito nenhum. Na verdade, todas as ferramentas devem andar juntas.
Antes de voltar às demais palestras do evento, já como espectador, finalizei o break com aquele grupo deixando o seguinte recado: investir em e-mail marketing poderia ser comparado ainda a preparar-se para conhecer uma nova garota. A sua vitrine, o seu cartão de visitas serão essenciais para a conquista, pois a primeira impressão, quase sempre, é a que fica.
Fonte: www.administradores.com.br