Para um líder se comunicar com eficiência, será que existem palavras que sejam mais indicadas ou menos indicadas? Não estou dizendo que temos que seguir uma cartilha predeterminada, entretanto é certo que aquelas palavras com sentido positivo e motivador são infinitamente melhores aceitas. Não deixe de usar palavras de reconhecimento, encorajamento, agradecimento e desculpas sempre que a situação exigir.
Tom autoritário para lembrar as pessoas que você é chefe é bom evitar, contudo, não dá para ser muito “molinho” na comunicação. “O óbvio tem que ser dito”. Sendo assim, ao elogiar, faça em público, se criticar ou chamar a atenção, faça em particular e não se esqueça das “mágicas” palavrinhas que a gente ensina para as crianças na escolinha que, muitas vezes, esquecemos ao ficarmos adultos: “Obrigado”, “Desculpe”, “Por favor”, “Parabéns” e outras da mesma família.
Um fato que merece seu lugar de destaque é que falar corretamente faz toda a diferença e dá credibilidade a qualquer líder. Você sabia que os melhores profissionais das grandes empresas não leem menos do que nove livros por ano? Isso te ajuda estruturar melhor o raciocínio e expor seus pensamentos, sentimentos e ideias de forma clara, precisa e concisa, obedecendo às regras gramaticais de nossa língua e tendo vocabulário flexível para se ajustar ao grupo, além de velocidade de raciocínio, ou seja, fale com clareza e objetividade, evitando modismos e vícios de linguagem. É duro ouvir líderes e até mesmo consultores falando: “Fiz um vendão ‘vei’”.
Imagine você, como líder, estando à frente de uma equipe formada por pessoas que possuem um nível de escolaridade mais alto; ao cometer alguma falha com as palavras, esse erro pode fazer com que sua equipe deixe de prestar atenção no que está sendo dito, sem contar que arranha a sua credibilidade como líder.
Uma comunicação eficaz e que dá resultado é aquela em que os membros de sua equipe têm liberdade e são continuamente estimulados a contribuírem com ideias e sugestões. Essa troca de informações, juntamente com a abertura dos canais de comunicação, é o que falta, na maioria das vezes, para que a empresa e a equipe alcem grandes voos e saltos nos resultados.
Na qualidade de um líder, incentiva os colaboradores a emitirem suas opiniões? Pequenas atitudes como: deixar espaço para que todos possam se expressar, dando oportunidade para momentos de discussão sobre posturas e decisões a serem tomadas, o que incentiva a iniciativa e participação. Todos discutirão opiniões, mesmo que divergentes. Além do mais, é de suma importância motivar as pessoas e ajudá-las a acreditarem em si mesmas.
Sabemos que não basta apenas estimular a participação de todos e não estar pronto para ouvir também. Há um grande problema encontrado na maioria dos líderes: pedem a opinião das pessoas e não estão prontos para ouvir e aceitá-las. Vamos colocar a mão na consciência; a comunicação não é uma via de mão única, é imprescindível haver disposição do líder para escutar as opiniões, as eventuais necessidades e aquilo que os colaboradores têm para acrescentar. Não podemos nos esquecer que quem realmente está na frente de batalha dia a dia são eles, os vendedores lidam com a veia pela qual o dinheiro entra — nossos clientes.
Afinal de contas, quem não ouve ou ouve mal, está a um passo de se tornar autoritário e arrogante. Não perca oportunidades de aprender e receber boas sugestões por não saber se comunicar. Ao longo de todo o tempo, as organizações estão ficando cada vez mais informais — o que é legal em se tratando de comunicação, pois facilita o fluxo de informações na empresa e traz uma proximidade maior entre as pessoas. Fuja das instituições muito formais e com hierarquia rígida e autoritária, dificilmente haverá uma boa comunicação em todas as direções.
Fonte: www.acessa.com.br