Seja no atendimento ao cliente, na função administrativa ou na fabricação do produto, os funcionários de uma empresa são peças fundamentais para seu funcionamento e têm grande participação nos resultados do negócio.
No entanto, é comum que o empresário encontre dificuldades em administrar seus recursos humanos, como explica Fabio Gerlach, consultor do Sebrae-SP, “a dificuldade ocorre devido a falta de informação do papel do empreendedor enquanto gestor de pessoas e dos benefícios dessa ação”.
A construção de uma equipe que trabalhe em sintonia e com motivação é possível com a adoção de uma série de medidas, desde a atração até a retenção dos talentos. Gerlach alerta que está errado aquele que pensa que para investir nessas iniciativas é necessário ter um grande orçamento, “as micro e pequenas empresas (MPEs) têm em suas mãos um bem valioso que pode ser utilizado a seu favor, bem este que as empresas de grande porte não têm, que é a proximidade com sua equipe e a oportunidade de resolver seus problemas muito mais rapidamente”.
Atração – Para garantir um time competente, o trabalho deve ser iniciado na seleção dos funcionários. De acordo com Gerlach, usualmente, as MPEs definem suas contratações a partir de indicações dos próprios funcionários, “mas, seria interessante se o empresário pensasse em estruturar um processo seletivo um pouco mais elaborado, incluindo, por exemplo, uma dinâmica de grupo”, orienta.
A imagem que a empresa e seu proprietário têm no mercado também são diferenciais que atraem talentos. “Além disso, a remuneração e os benéficos são importantes, afinal, ninguém consegue trabalhar por muito tempo em um local que pague bem, mas não trate com respeito os seus colaboradores”, ressalta Gerlach.
Motivação – Depois que você contratou profissionais competentes, é importante oferecer estímulos para que eles encontrem vantagens em continuar trabalhando na sua empresa. “Questões como o clima organizacional e a valorização das pessoas, colaboram para manter os talentos”, avisa Gerlach. As pessoas são atraídas também por empresas que proporcionam treinamento e desenvolvimento aos funcionários; promovem a formação de líderes; e incentivam a inovação e a participação nas decisões. “Também é importante combinar o que a empresa espera do profissional e avaliar seu desempenho ao longo do período, o que permite ao empresário dar feedbacks constantes e corrigir eventuais ‘desvios de rota’”, recomenda o consultor.
Equipe nota 10 – Silvana Teixeira, sócio-proprietária da Padaria e do Empório Flor de Lis, afirma que investe na motivação da sua equipe e que, com isso, tem um baixo turnover de funcionários, “sempre entendi que o sucesso do negócio são as pessoas, e para esse sucesso acontecer elas precisam estar capacitadas e motivadas”. Entre as ações praticadas na padaria e no empório, Silvana ressalta que “são realizadas reuniões por setor, onde todos expõem suas ideias, críticas e sugestões, que são analisadas e, se possível, aplicadas”.
Além disso, a equipe passa por treinamento trimestral de capacitação e motivação, aplicado por um consultor contratado, que acompanha o desenvolvimento do trabalho realizado e avalia seus resultados.
Fonte: http://www.sebraesp.com.br