Em tempos de alta concorrência em praticamente todos os setores do mercado, não é fácil conseguir fazer novos negócios. O cliente está cada vez mais exigente e as empresas estão fazendo de tudo para agradá-los, tornando cada vez mais indispensável ter uma estratégia inteligente.
Ainda assim, existem algumas técnicas e dicas para aumentar as vendas. São atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença no final do mês. Quer conhecer um pouco mais sobre elas? Então continue lendo!
1. Conheça e encante seu cliente
Em qualquer relação de compra e venda é essencial saber que o grande protagonista é o cliente. Por melhor que seja a sua empresa, a sua equipe de vendas ou o seu produto, é o consumidor que possui a decisão final sobre fechar ou não um negócio. Logo, conhecê-lo é essencial e vai facilitar a adequação dos seus processos, atendimento e até do que você oferece. Você tem uma série de concorrentes loucos para fechar negócio com o seu consumidor e ele só vai optar por você caso você consiga encantá-lo. Por isso, acredite: você precisa ir além do seu produto/serviço e fazer diferença na vida do seu cliente.
2. Conheça seu ciclo de vendas
Do momento que seu cliente faz o primeiro contato com sua empresa até a compra existem várias etapas. Este chamado “ciclo de vendas” pode ser longo e isso não deve ser razão para você tentar pular etapas ou desanimar. Entender como funciona este processo e determinar que ações são mais efetivas em cada etapa farão diferença na hora de fechar uma venda. Isso pode ser útil também para otimizar esforços e melhorar o que foi necessário. Vale lembrar que você precisa estar preparado também para não vender: neste caso, é importante deixar as portas abertas. Afinal, a pessoa que não comprou hoje pode se tornar um grande parceiro comercial amanhã.
3. Trabalhe no seu diferencial
Como já dissemos, a concorrência não é pequena, portanto ter algo que diferencie seu negócio dos demais é essencial! Estude os concorrentes e inspire-se em empresas bem diferentes da sua para inovar constantemente. Depois, identifique no que sua empresa é única e encontre uma forma de transformar isso em um benefício original, que agregue valor para os seus clientes. Também é fundamental saber comunicar estes diferenciais: invista no marketing e oriente seu time de vendas para que eles reforcem esses pontos sempre que estiverem negociando com um consumidor.
4. Tenha condições adequadas para a venda
Não dá para querer melhores resultados se as condições de trabalho não são ideais. É preciso deixar os processos da organização tinindo e ter uma gestão que deixe toda a sua equipe integrada e capaz de comercializar seus produtos perfeitamente. Invista em treinamentos, reduza a parte burocrática para o cliente e descubra meios de facilitar a comunicação e o pagamento além de, é claro, oferecer um produto ou serviço de qualidade, que atende à demanda do seu público.
5. Analise constantemente
Por fim, mesmo tendo todas as atitudes certas, sempre será possível cometer pequenos erros ou deslizes que prejudicam os negócios. Isso é comum e, para reduzir essa possibilidade, o ideal é fazer análises constantes. Com esse feedback, você conseguirá reforçar os itens que estão dando certo e realinhar estratégias para o que não está sendo tão efetivo. Analisar a concorrência e fazer pesquisas de opinião com os clientes e a sua própria equipe também farão a diferença na hora de criar um bom processo pós-venda.
Você já colocou alguma dessas dicas para aumentar as vendas em prática? Se não, está na hora de pensar em implementá-las. São estratégias simples que devem ser incorporadas no dia a dia do negócio de maneira constante e gradativa e que podem garantir bons resultados no final do mês. Lembre-se ainda que um sistema de gestão comercial vai facilitar o processo de vendas e dar uma visão mais detalhada do seu negócio
Fonte: http://blog.cenize.com/