Rentabilidade e lucratividade possuem conceitos distintos que precisam estar bem definidos para que o administrador de PME entenda com clareza o que se passa com o seu negócio. Uma empresa pode ser lucrativa e ainda assim não ser rentável, daí a importância de perceber as diferenças.
Um preço bem definido pode fazer do produto um item competitivo, o que gera consequências para a lucratividade. Já para identificar se um produto é mais rentável que outro será necessário conhecer o conceito de rentabilidade. Entenda as diferenças e elimine de uma vez as suas dúvidas!
Rentabilidade
É sempre confundida com lucratividade, no entanto implica uma análise mais abrangente. Seu conceito está relacionado à capacidade do investimento em um determinado estoque de produtos gerar lucro.
Para saber se uma empresa ou mesmo um produto é rentável, é preciso saber se os ganhos obtidos superam, no caso do produto, o investimento feito no estoque dele, no caso da empresa, o investimento feito na própria empresa.
Vender demais nem sempre será sinônimo de rentabilidade, podendo até camuflar alguma situação problemática. Se um produto está sendo vendido por um preço e depois é aplicado um desconto a esse preço isso gera um percentual de aumento nas vendas que pode não ser significativo para o faturamento total das vendas.
Vender muito por um preço menor pode até reduzir a receita, em vez do efeito contrário. É preciso ter cautela ao definir estratégias de preço ou promocionais para evitar situações que definitivamente não sejam interessantes para o negócio.
A rentabilidade envolve no seu cálculo, assim como a lucratividade, o lucro líquido. Talvez por isso haja alguma confusão entre os conceitos. A fórmula para encontrar o valor correspondente à rentabilidade é:
Rentabilidade = Lucro Líquido x 100 ÷ Investimento
No contexto das empresas, a rentabilidade é uma característica que desperta o interesse de investidores. Porém, para ser considerada rentável, a sua receita deve ser maior que seus custos fixos e despesas.
Lucratividade
Implica na relação entre o lucro líquido e a receita total e pode ser encontrada através da fórmula:
Lucratividade = Lucro Líquido x 100 ÷ Receita total
É uma variável que indica o que se ganhou com a venda de determinados produtos. É importante conhecê-la para poder precificar com segurança. O cálculo do preço de custo, por exemplo, é um meio que contribui para que se determine o preço de venda de forma consciente, conhecendo a margem de lucro com a qual vai operar.
Custos de venda, preços e estratégias da concorrência são fatores que influenciam a definição do preço do produto. Obter lucratividade vai depender sempre dos resultados das vendas, do lucro obtido (depois de retirados os custos) por item vendido.
Resultados financeiros
Tanto a rentabilidade quanto a lucratividade estão ligadas aos resultados financeiros do negócio. Um produto que fica por muito tempo parado no estoque tem a sua rentabilidade comprometida. Já a receita obtida com as vendas vai dizer algo a respeito da lucratividade.
Saber responder se um investimento trouxe ou não um retorno satisfatório é uma visão mais abrangente, envolve uma percepção quanto à rentabilidade de um negócio ou de uma linha de produtos.
É essencial perceber que os resultados financeiros da empresa têm implícito algumas leituras possíveis: insuficiência de recursos para dar continuidade ao negócio, limite de recursos mínimos que apenas mantenham o negócio ou ainda a afirmação de prosperidade da empresa.
Procure sempre manter-se informado sobre as definições de termos e a maneira de fazer os cálculos, afinal nem sempre são tão difíceis quanto parecem. Estaremos aqui divulgando informação para ajudá-lo, por isso continue acompanhando nossas publicações e deixe um comentário quando tiver dúvidas!
Fonte: http://www.quickbooks.com.br/
Fonte Imagem: www.aderant.com